Em 2016 entre as diversas ações e projetos desenvolvidos no EIXO 1 – Diversidade, Meio Ambiente, Memória Cultural, Produção Artística, Patrimônio Cultural, 261 pessoas foram impactadas diretamente. Também neste ano destaca-se o Projeto Fazendo Renda que trabalha com ações de Reciclagem Têxtil e Design Social para  60 mulheres em situação de vulnerabilidade social.

IBGPEX

O Instituto IBGPEX de Responsabilidade Socioambiental, é  uma associação civil de assistência social, beneficente e sem fins lucrativos.  Têm como missão a Inclusão social através da educação. Elabora e desenvolve projetos, articula e promove eventos, ações sociais e campanhas, nas áreas da assistência social, responsabilidade social universitária e responsabilidade social empresarial.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem-os-3-Pilares-do-IBGPEX-1-1024x148.png

O IBGPEX mantém parceria através de convênio firmado com o Centro Universitário Internacional UNINTER para desenvolvimento de projetos sociais de Responsabilidade Social Universitária a serem validados pelo MEC e que estão em conformidade com o Programa de Desenvolvimento Institucional – PDI.

O MEC visando a Responsabilidade Social Universitária, elaborou eixos que devem ser considerados pelas Instituições de Ensino Superior, tendo sido repassados pelo Centro Universitário Internacional Uninter para serem executados pelo IBGPEX os seguintes:

  • EIXO 1 – Diversidade, Meio Ambiente, Memória Cultural, Produção Artística, Patrimônio Cultural;
  • EIXO 2 – Desenvolvimento Econômico e Social;
  • EIXO 3 – Ações de Responsabilidade Social e Inclusão Social;
  • EIXO 4 – Ações Afirmativas de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e Igualdade Étnico-racial;
  • EIXO 5 – Ações de Estímulo Relacionados à Difusão das Produções Acadêmicas: Científica, Didático Pedagógico, Tecnológica, Artística e Cultural.

AÇÕES DESENVOLVIDAS POR EIXO EM 2016  


EIXO 1 –  Diversidade, Meio Ambiente, Memória Cultural, Produção Artística, Patrimônio Cultural.

Em 2016 entre as diversas ações e projetos desenvolvidos no EIXO 1 – Diversidade, Meio Ambiente, Memória Cultural, Produção Artística, Patrimônio Cultural, 261 pessoas foram impactadas diretamente. Também neste ano destaca-se o Projeto Fazendo Renda que trabalha com ações de Reciclagem Têxtil e Design Social para  60 mulheres em situação de vulnerabilidade social. No projeto as mulheres resgataram técnicas do artesanato brasileiro utilizando retalhos que poderiam ser descartados inadequadamente no meio ambiente aliando conhecimentos sobre sustentabilidade, reciclagem, consumo e qualidade de vida.  Também a musicalização presentes nos projetos Jovem Cidadão e Rompendo Fronteiras que possibilitou a vivência e a prática da linguagem musical no exercício da cidadania dos dois públicos, gerando autoestima e autoconfiança, fatores que poderão lhe garantir sucesso em diferentes áreas de atuação e momentos das suas vidas. Em 2016 também constaram do EIXO 1: Projeto Pinceladas da Vida –  que é um curso pintura em tela para idosos e a Ação Corpus Christi.

*****


EIXO 2 – Desenvolvimento Econômico e Social.

O Projeto Fazendo renda se encontra no eixo 2 – Desenvolvimento Econômico e Social e que trabalha com ações de Reciclagem Têxtil e Design Social para  60 mulheres em situação de vulnerabilidade social. No projeto as mulheres resgataram técnicas do artesanato brasileiro utilizando retalhos que poderiam ser descartados inadequadamente no meio ambiente aliando conhecimentos sobre sustentabilidade, reciclagem, consumo e qualidade de vida.  Apresentou no ano de 2016 um impacto para 171 mulheres através dos cursos, palestras e evento de moda.

*****


EIXO 3 – Ações de Responsabilidade Social e Inclusão Social.

Programa Rompendo fronteiras pertence ao eixo 3 – Ações de Responsabilidade Social e Inclusão Social e se fez necessário pela importância de garantir novas possibilidades e perspectivas para a  pessoa idosa através da interação social e inclusão digital. No ano de 2016, o IBGPEX atendeu 98 idosos no curso de informática. As Campanhas da Páscoa Solidária e Doce Natal impactaram juntas 1.810 crianças e adolescentes. As ações foram de grande importância tanto para as 31 Entidades Assessoradas pelo Instituto que receberam os presentes quanto para os colaboradores da Uninter que tiveram a oportunidade de participar das ações sociais promovidas pelo Instituto em parceria com a Uninter. O eixo 3 tem a responsabilidade social e inclusão social como foco o  compromisso empresarial de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, concentrando os esforços em conjunto com os empregados, suas famílias, a comunidade local e a sociedade em geral para melhorar a qualidade de vida e consequentemente no ambiente de trabalho. Todo esse trabalho resultou em 2016 um impacto em 1.968 pessoas.

*****


EIXO 4 – Ações Afirmativas de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e Igualdade Étnico-racial.

Com o intuito de promover a Garantia e a Defesa de Direitos da Pessoa Idosa, o IBGPEX desenvolve o Projeto Rompendo Fronteiras desde 2010, e já capacitou mais de 500 pessoas idosas. O Projeto consiste em inserir o público idoso no mundo digital, proporcionando o acesso às ferramentas básicas do computador, estabelecer novas amizades e participar de grupos de interesse.

Nos dias de hoje as pessoas estão vivendo mais e melhor, desta forma a porcentagem de idosos na população mundial vem crescendo muito, conseqüentemente desempenhando funções que antigamente não estavam ao seu alcance, buscam então nas tecnologias alternativas para estabelecer novas amizades e estar alinhado com as tecnologias atuais.

Percebemos a necessidade de trabalhar com conteúdos relevantes para o público, como por exemplo, organizar uma lista de compras, utilizando ferramentas do Word, organizar no Excel uma tabela com horários de remédios que necessitam, como outras atividades que vêem de encontro com a realidade e a necessidade do nosso público. Estas atividades precisam ser realizadas de maneira bastante didática e muita cautela, para a melhor fixação de cada um dos alunos matriculados. Pois identificamos muita dificuldade na absorção dos conteúdos, pois muitas vezes o único contato que eles tem co o computador é durante as aulas, impedindo assim o treino diário. Neste ano o projeto ministrou aulas para 98 idosos.

           Seguindo o viés da garantia de direitos o Instituto IBGPEX, apóia a Associação das Mulheres Médicas seção do Paraná, no Projeto Mamãe, eu quero Mamar, que oferece um curso de amamentação, onde oferece conscientização e orientação às gestantes e familiares, sensibilizando sobre amamentação segurança e de qualidade. Neste ano, o Projeto Mamãe, eu quero mamar, cadastrou e capacitou mais de 300 pessoas, entre gestantes, familiares, profissionais e alunos da área de saúde, bem como recebeu doação de mais de 1.300 litros de leite, beneficiando os hospitais assistidos por esta associação.

Já o Projeto Justiça Solidária visa o atendimento jurídico nas áreas cível e direito da família, onde o Instituto IBGPEX em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Internacional UNINTER proporcionaram assessoramento jurídico para 60 pessoas e acompanhamento jurídico para 40 pessoas.

Outro importante Projeto desenvolvido pelo Instituto IBGPEX, seguindo as ações afirmativas e as garantias de direito é o SER CAPAZ, cujo princípio é contribuir para o desenvolvimento comunitário sob as formas de inclusão social, digital, educacional e cultural das pessoas com deficiência, bem como promover o resgate e a construção da cidadania, com acesso à educação e ao trabalho, para que se reduzam os contrastes sociais, abrindo-se oportunidades para que todos indistintamente participem das oportunidades de forma mais justa e igualitária. Durante este ano diversas ações foram realizadas dentro do Projeto Ser Capaz, tais como: Curso de desenvolvimento pessoal, abrangendo assuntos de Inclusão para o mundo do trabalho, Curso de informática acessível, triagem e seleção de diversos candidatos que foram encaminhados ao RH da Uninter, sendo que muitos foram contratados, Assessoria aos gestores a fim de colaborar com a adaptação dos colaboradores com deficiência; Orientações e encaminhamentos às dificuldades apresentadas pelas pessoas com deficiência nos setores, bem como a Vivência “Conviva com a Diferença” nos ambientes de trabalho Treze de Maio, Vicente Machado e Sede Corporativa por meio de apresentação de metodologia específica do instituto e depoimentos de colaboradores com deficiência visual, envolvendo mais de 170 colaboradores.

*****


EIXO 5 – Ações de Estímulo Relacionados à Difusão das Produções Acadêmicas: Científica, Didático Pedagógico, Tecnológica, Artística e Cultural.

O Assessoramento Pedagógico faz parte do eixo 5 – Ações de Estímulo Relacionados à Difusão das Produções Acadêmicas: Científica, Didático Pedagógico, Tecnológica, Artística e Cultural e teve como foco em 2016 acompanhar, cadastrar, capacitar educadores sociais e realizar visita social a  17 Entidades de Curitiba e região metropolitana que desenvolveram ações para garantia e defesa de direitos da criança e do adolescente. Outras ações pertinentes ao eixo 5 e que o Instituto realizou em 2016 foram as parcerias com os cursos da Uninter. Buscando Ações de Estímulo Relacionados à Difusão das Produções Acadêmicas, em consonância com o eixo 5, o Instituto IBGPEX em parceria com a Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter, desenvolveu o Projeto Clínica de Psicopedagogia “Vamos Aprender”, o qual engloba o atendimento de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, auxiliando através da intervenção psicopedagógica à solução de problemas de aprendizagem nos espaços institucionais, e o principal, entender o “como” e “quando” cada aluno aprende.

Para tais atendimentos e direcionamentos o Instituto IBGPEX divulga, capta, faz a triagem e acompanha quando necessário a família no processo de inclusão social, ofertando atendimentos individuais, em grupo, oficinas e eventos. No ano de 2016, a Clínica de Psicopedagogia realizou atendimento a 42 crianças.

*****