Direitos Humanos – Jovem Aprendiz Uninter – Turma V
Ao pensarmos em Direitos humanos podemos cair no erro de acreditar que essas discussões são algo distante de nós e que só acontecem nas grandes esferas do Poder Público. Entretanto, é preciso compreender que a promoção do bem estar social pode acontecer por meio de pequenas ações em nossa comunidade que poderão desencadear um efeito cascata, capaz de promover o atendimento a todos aqueles que se encontram em uma situação vulnerável. Sob essa perspectiva, os alunos do Programa Jovem Aprendiz, do Instituto IBGPEX, tiveram a oportunidade de pesquisar, debater e colocar em prática por meio de um vídeo explicativo os conceitos e as possibilidades de ações eficazes para criticar e conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito e do amor mesmo diante de tantas diferenças.
“Você só é o que é por também ser diferente”. Poema Diversidade de Braúlio Bessa.
13 comments
Num país tão desigual quanto o nosso velho Brasil a meritocracia é um discurso que humilha os mais necessitados. Ações como esta do Jovem Aprendiz trazem esperança para os jovens e dignidade para os seus futuros. O trabalho dignifica o homem, mas para isso ele precisa ter acesso a ele.
O trabalho dignifica o homem apenas quando o indivíduo, primeiramente, tem acesso a ele. Como exigir a meritocracia num país tão desigual? Que o Programa Jovem Aprendiz permita que o a nossa juventude tenha um futuro digno e que este abra as portas para a realização dos seus sonhos.
Concordo com você! Mais oportunidades para os nossos jovens
Importantíssimo tratar dessa temática, trabalhar o respeito às diferenças, independente da condição física, opção religiosa ou qualquer outra variação. Precisamos quebrar os paradigmas e ultrapassar as barreiras. Excelente iniciativa!!
ótima reflexão, parabéns Jovens!!!!!
O País necessita cada vez mais de iniciativas como esta. Que mais jovens tenham oportunidades e possam fazer parte da sociedade de forma ativa e construtiva, não sendo empurrados para a informalidade e marginalidade. Viva o debate, viva as oportunidades.
Em um país tão desigual, socialmente e financeiramente a oportunidade que o programa jovem aprendiz trás é ímpar. A oportunidade de ter conhecimento, construir pensamentos e ações de respeito que beneficiam uma sociedade toda é uma pequena diferença que quando unida a de vários outros jovens podem transformar uma sociedade ferida. Só por esse trabalho de aprendizado e conscientização que podemos lutar por respeito!
Colocar esses meninos para trabalhar é a melhor coisa para encaminhá-los na vida. Eles precisam conviver com pessoas que querem estudar, trabalhar e querem vencer de maneira honesta. Este Projeto dá dinheiro e isso dá autoestima para eles. É muito bom que eles tenham propósitos na vida. Que Deus abençoe
Obrigada IBGPEX e Uninter pelas oportunidades diárias de aprendizado!
Excelente matéria e parabéns à todos os envolvidos.
O programa jovem aprendiz tem mostrado cada vez mais a sua importância, e o quanto esta contribuindo para a construção do conhecimento dos jovens que participam do programa, possibilitando que se tornem sujeitos ativos no processo de conhecimento e no mercado de trabalho. Nosso país e muito carente de educação de qualidade e o jovem tendo essa oportunidade, vai garantir que ele tenha, para que ela não vire só mais uma estatística ruim do país, assim podendo garantir um futuro promissor e com dignidade.
Trabalhei muito tempo com jovens aprendizes e vi qto o projeto é uma ferramenta de inclusão e de formação.
Parabéns aos envolvidos nesse projeto.
São oportunidades como essas, que chegam na vida de muitos jovens e muda toda uma história, um destino, e muitas das vezes, até mesmo a próxima geração.
Que esse projeto cresça, evolua, e alcance cada vez mais pessoas. E que todos possamos contribuir, além de aplaudir quem já iniciou a ideia.
Gratidão a todos que buscam um mundo melhor, não só pra si, mas pra todos ao redor.