Clínica de Psicopedagogia

Buscando a Defesa e Garantia de Direitos da Criança, o IBGPEX em parceria com a Escola Superior de Educação do Grupo Uninter, desenvolveu o Projeto “Vamos Aprender” que envolveu o atendimento de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, formando assim a clínica de psicopedagogia. Na clínica O IBGPEX realizou palestras com visitas monitoradas, com a participação dos alunos de pós-graduação de Psicopedagogia, Educação especial, e de Neuropsicopedagogia.

Em 2018 a clínica de psicopedagogia passou por processo de readequação pedagógica, reestruturação física e realizou a confecção de materiais didáticos com materiais sustentáveis.

O projeto visa minimizar o número de alunos excluídos devido a dificuldades de aprendizagens, como também procura desenvolver no sujeito a confiabilidade em suas ações, através de intervenções que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem e a ressignificação das diferentes fases do desenvolvimento da aprendizagem, cabe também a estes profissionais, buscar não só compreender o porquê do sujeito apresentar dificuldade em algo, mas o que ele pode aprender e como ele aprende.

O IBGPEX divulga, capta, faz a triagem e acompanha quando necessário a família no processo de inclusão social, ofertando atendimentos individuais, em grupo, oficinas e eventos.

Para que os objetivos propostos se tornassem realidade foi necessário um trabalho de pesquisa e busca ativa de crianças, a qual foi realizada por colaboradores do IBGPEX, que realizou reuniões e visitas pessoais/individuais à escolas e instituições de apoio a crianças e adolescentes, bem como à órgãos governamentais, como CRAS, FAS e Secretaria de Educação de Curitiba e região metropolitana.

O PROJETO

Para atender a demandas do contexto social e educacional em que as maiorias das escolas estão inseridas. O Instituto IBGPEX em parceria com a ESE- Escola Superior de Educação criou o Espaço Psicopedagógico da UNINTER “Vamos Aprender”.

As realizações das ações visam o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, principalmente das que se encontram em estado de vulnerabilidade social. As dificuldades de aprendizagem constituem um grande desafio para a família e educadores. O fracasso escolar atinge as crianças em desenvolvimento, promovem dificuldades de relacionamento, distúrbios de comportamento e a marginalização daqueles que não se adaptam a regras sociais que não o reconhecem como sujeito em processo de aprendizagem.

Desse enorme contingente de crianças apenas uma minúscula fração consegue ser encaminhada a um recurso que permita compreender suas dificuldades.

O Instituto IBGPEX nessa parceria com a Escola Superior de Educação busca minimizar essa situação dando acesso às crianças ao atendimento especializado e contribuindo assim para uma formação cidadã que toda criança tem direito.

O Espaço Psicopedagógico da UNINTER é o local que se ocupa da aprendizagem de crianças e adolescentes

Neste espaço são realizadas as práticas do estágio clínico supervisionado, possibilitando maior condições e controles das inferências externas, com a supervisão de profissionais qualificados e experientes, certificando a comunidade maior segurança e competência no atendimento.

OBJETIVOS E METAS

 Integrar a comunidade acadêmica UNINTER com a comunidade geral, possibilitando um atendimento psicopedagógico com recursos e profissionais competentes num local adequado para sua realização.

 Possibilitar a prática clínica psicopedagógico dos estagiários do Curso de Pós-Graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional.

 Oferecer profissionais especializados em psicopedagogia para supervisão direta, possibilitado um atendimento mais eficaz.

 Refletir sobre a prática psicopedagógico e as estratégias de intervenção nas instituições de ensino.

 

Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
 

R. Ébano Pereira, nº 60 - Sala 1801 - 18º andar | Curitiba- PR
atendimentoibgpex@uninter.com
(41) 3232-6269