Fazendo Renda

O projeto Fazendo Renda apresenta uma proposta de desenvolvimento sustentável por meio da reciclagem têxtil com ações de Design Social e empreendedorismo, objetivando a capacitação para mulheres a partir de 18 anos preferencialmente em situação de vulnerabilidade social, de forma a promover a melhoria da condição social da mulher, sua valorização e participação ativa na sociedade, criando oportunidades de trabalho e geração de renda.

O projeto utiliza resíduos da indústria têxtil, como retalhos de tecidos e outros materiais recicláveis, que geralmente seriam descartados no meio ambiente.  Aliar artesanato à conscientização ambiental será um dos objetivos do projeto, que procura envolver as alunas sobre a conservação dos recursos naturais e desestimular o consumo exagerado.

No projeto, as mulheres têm a oportunidade de aprender a confeccionar bolsas, roupas e acessórios da moda, bem como, também participarem do processo de ensino de aprendizagem sobre gestão, empreendedorismo, cidadania, sustentabilidade e qualidade de vida.

O Projeto Fazendo Renda teve uma modificação para o ano de 2019 e conta com 4 grupos distintos e diversificados, segue abaixo:

 

O Projeto Voluntárias Fazendo Renda do Instituto IBGPEX, é desenvolvido nas segundas-feiras, das 14:00 às 17:00 em sua sede. Composto por mulheres já capacitadas e certificadas pelo projeto anteriormente. Realizam atividades de corte e costura e artesanato, produção que posteriormente serão doadas para instituições que possuem demanda para as peças produzidas. Exemplos:  turbantes, faixas e lenços de retalhos de tecidos, que posteriormente serão doadas ao Hospital Erasto Gaertner e vão atender mulheres que usam os acessórios durante seu tratamento de quimioterapia. Peças que compõem enxovais para bebes, que posteriormente serão doados à Maternidade Mater Dei, e outros. As mulheres do projeto voluntárias participam dos Temas Transversais com conteúdo sobre gestão e empreendedorismo, cidadania e qualidade de vida.

Nº de Vagas: 20

 

O Projeto Fazendo Renda Capacitação foi pensado para mulheres que necessitam gerar renda através da moda e do artesanato, elas utilizam retalhos de tecidos e materiais que seriam descartados, as mulheres aprendem a confeccionar bolsas, roupas e acessórios, bem como participam dos Temas Transversais com conteúdo sobre gestão e empreendedorismo, cidadania e qualidade de vida.

Nº de Vagas: 20

 

Projeto Fazendo Renda Grupo de Produção

O Grupo de Produção é formado por mulheres que já foram capacitadas e certificadas pelo Projeto Fazendo Renda anteriormente.  O grupo atende demandas do Centro Universitário Internacional Uninter e comunidade externa, confecciona brindes, acessórios e ecobags. A Renda financeira é 100% para as mulheres participantes.

Nº de Vagas: 10

 

Oficinas Livres

As oficinas livres ocorrem com grupos específicos, conforme demanda trazida pelas ONGs atendidas pelo IBGPEX. Como exemplo: a primeira oficina de 2019, “Costurando a Tradição da Moda Cigana com Inovação”, é uma iniciativa do IBGPEX em parceria com movimentos ciganos de Curitiba. É desenvolvida pelo Projeto Fazendo Renda e dirigida às mulheres ciganas em situação de preconceito e vulnerabilidade.

Com uma indumentária rica com amplas saias adornadas por fitas, rendas, pedrarias e muito brilho, as peças na maioria das vezes eram costuradas à mão pelas mulheres ciganas. A oficina trata a tecnologia bem como como diferencial inovador na capacitação das mulheres ciganas para o uso da máquina de costura, agregando qualidade as peças e contribuindo na sua geração de renda.

Nº de Vagas: até 10

Vitrine IBGPEX

Produtos desenvolvidos pelas alunas do Projeto Fazendo Renda.

        

Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
 

R. Ébano Pereira, nº 60 - Sala 1801 - 18º andar | Curitiba- PR
atendimentoibgpex@uninter.com
(41) 3232-6269