Ser Capaz

O projeto Ser Capaz teve início em 2011 tem como objetivo geral a capacitação e inclusão da pessoa com deficiência (visual, auditiva, física, intelectual e outras) no mercado do trabalho como cidadão produtivo e tecnológico.

Em 2018, participaram aproximadamente 87 pessoas com deficiências no Programa Ser Capaz, sendo que, o projeto foi impulsionado com ações de mobilização, busca ativa, capacitação, sensibilização, assessoria empresarial, feiras e eventos que reforçaram a necessidade de valorização e empregabilidade de pessoas com deficiência. Anteriormente o projeto estava voltado principalmente para as pessoas com deficiência visual. A ampliação do Programa Ser Capaz abrangeu outras deficiências e consiste em formatos diferentes de Capacitação Inclusiva:

  • Capacitação – Empregabilidade (12 meses);
  • Capacitação – Qualificação Vinculada (24 meses);
  • Capacitação – Informática Acessível (6 meses);
  • Capacitação para o Mundo do Trabalho (10 dias).

No dia 24 de setembro de 2018, o IBGPEX firmou contrato com a Uninter e iniciou a primeira turma de Qualificação Vinculada com vínculo empregatício, absorvendo 20 colaboradores PcD, dando continuidade e aprimorando seu projeto de Empregabilidade.

O Projeto de Qualificação Vinculada, tem como foco a parceria com as empresas estimulando o cumprimento de cotas de inclusão das PcD no mercado de trabalho, o Projeto está em consonância com a matriz curricular proposta para o Curso, que é estruturado em 4 núcleos.

O Núcleo Fundamental engloba Língua Portuguesa (gramática, comunicação e redação empresarial), Matemática Básica, Comercial e Financeira. Já o Núcleo Comportamental trata de temas como relações humanas, marketing pessoal, trabalho em equipe, gestão de conflitos, liderança, comunicação, oratória, negociação, gestão do tempo, empregabilidade/ empreendedorismo e educação financeira.

O Núcleo Integrador engloba ética, cidadania, papel do cidadão na sociedade, o Estado brasileiro / os três poderes, Lei Maria da Penha, Lei de cotas para Pessoas com Deficiência, Preconceito racial e social, diversidade, discussões da atualidade e temas transversais. Já o Núcleo Tecnológico apresenta os conteúdos de Informática Básica e Tecnologias Assistivas. Há ainda os Subnúcleos Customizados, que trata de temas como administração, logística, acadêmicos e outros.

Acesse o banco de talentos do IBGPEX e participe do desenvolvimento de PcDs para o mercado de trabalho.

 

 

 

 

Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
 

R. Ébano Pereira, nº 60 - Sala 1801 - 18º andar | Curitiba- PR
atendimentoibgpex@uninter.com
(41) 3232-6269