Responsabilidade Social Universitária

O Centro Universitário Internacional UNINTER oferta cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, além de cursos de extensão uninvertitária, o Instituto IBGPEX atua junto com os cursos na inserção social dos alunos nas realidades das comunidades atendidas pelo IBGPEX.  São desenvolvidos projetos, ações, campanhas e eventos de Responsabilidade Social Universitária a serem validados pelo MEC e que estão em conformidade com o Programa de Desenvolvimento Institucional – PDI e baseadas nas diretrizes da Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior do MEC (SINAES).

A Responsabilidade Social é uma das dimensões que vem sendo considerada essencial na atuação das Instituições de Ensino Superior.  Cresce a consciência de que docentes e discentes, bem como as instituições em si, são responsáveis, ao lado de outros setores, na construção da sociedade. Sua contribuição específica é muito ampla, desde a difusão de conhecimentos científicos à comunidade, até o incentivo da busca de novas soluções para as necessidades que existem ao seu redor e em toda a sociedade. Assim, para apresentar problemáticas sociais e demandas das instituições de ensino e da sociedade, contribuindo com o desenvolvimento dos projetos de extensão universitária, o Instituto IBGPEX de Responsabilidade Socioambiental, desenvolve o Projeto de Responsabilidade Social Universitária.

No dia 27 de setembro de 2018, o Ibgpex realizou o evento de Lançamento do Selo de Responsabilidade Social Universitária Uninter, no Campi Garcez, situado à rua Luiz Xavier, 103. Este Selo valida o Balanço social desenvolvido pela comunidade acadêmica, através dos diferentes cursos, programas, projetos e ações na sua interface com as comunidades, qualificando e quantificando dados da Responsabilidade Social Universitária perante a empresa e a sociedade. O balanço social vem sido construído há mais de 10 anos de forma presencial e a distância, pelo IBGPEX com a participação da comunidade acadêmica e dos parceiros.

Contamos com a presença de diversos parceiros que vieram abrilhantar nosso evento, tais como o Coral da Associação Guadalupana La Sale – que faz parte do nosso Projeto Assessoramento do 3º setor, o qual tem por objetivo assessorar e capacitar instituições parceiras, visando melhorar a eficiência e eficácia dos seus processos pedagógicos. Participam atualmente do projeto 17 instituições. Durante o evento, o público teve a oportunidade de assistir um desfile de modas organizado pela nossa Parceira da agência Mundo Model – o desfile apresentou um pouco do trabalho realizado no Projeto Fazendo Renda que contempla as temáticas do meio ambiente, memória cultural, diversidade e as ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos das mulheres, desenvolve ações com trabalhos de cultura e artesanato utilizando retalhos de tecidos e outros materiais sustentáveis. No projeto as mulheres aprendem a confeccionar bolsas, roupas e acessórios, e recebem também aulas sobre gestão, empreendedorismo, cidadania e qualidade de vida. O evento contou com a presença dos parceiros institucionais, alunos dos Programas do IBGPEX e da Comunidade Acadêmica do Centro Universitário UNINTER. Participaram do evento 130 pessoas.